QUEM SOU

Desde setembro de 2019, Coordenador de Projetos do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena - Malveira (com a Coordenação do Projeto Escola Azul, do Plano de E@D, da candidatura ERASMUS+ e demais  projetos de articulação pedagógica e educativa como os ComunicARTEMembrana, PALTalks, "Conversas Pequenas sobre Coisas Grandes" entre outros);

Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Mafra (desde setembro de 2021), como representante do Conselho Pedagógico do Agrupamento de escolas professor Armando de Lucena;

Educador de Infância de Nomeação Definitiva do Quadro do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, na Malveira, tendo desenvolvido atividade na Sala Amarela do Jardim de Infância do Gradil e na Sala Amarela da EB de S. Miguel, na Enxara do Bispo, entre setembro de 2010 e Agosto de 2019.

Formador Interno do Centro de Formação Rómulo de Carvalho, em Mafra, e colaborador na Academia de Formação MR Terapias.
Consultor de formação e formador em diversos Centros de Formação de Professores (Torres Vedras, Alenquer, Lioures-Oriental)

Membro Co-Fundador do movimento "Envolve-te", desenvolvendo atividades várias de formação, reflexão e análise pedagógica.

Autor (com Miguel Meira e Cruz, 2019), de "O Relógio Avariado", livro infanto-juvenil (e não só), sobre sono e o relógio cronobiológico.
Parceiro e Consultor no Projeto de Intervenção Comunitária "Fábrica de Cidadãos", integrado no Projeto BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.

Entre setembro de 2012 e junho de 2017 , Coordenador de Formação do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena – Malveira, no Centro de Formação Rómulo de Carvalho - Mafra.

Entre setembro de 2007 a agosto de 2009 e entre setembro de 1999 e julho de 2004, Educador de Infância na Escola Básica Integrada Professor João Dias Agudo, na Póvoa da Galega e também fui Educador do jardim-de-infância de Cheleiros (lugar único da Rede Pública) do Agrupamento de Escolas de Mafra com funções de Coordenação Pedagógica (lugar único). De setembro de 2006 a agosto de 2007 (ano letivo 2006/2007)

Nomeado, pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento, para o Prémio Nacional de Professores 2007, Categoria Inovação

Entre 1998 e 2005, Educador de infância e Diretor Pedagógico no Infantário Popular Ribeiro dos Santos, com funções de organização e avaliação pedagógica, tendo contribuído para reestruturação pedagógica e funcional da instituição, através da criação de espaços de apoio e reflexão pedagógica e definição de competências funcionais dos trabalhadores da instituição.

Colaborador da Câmara Municipal de Mafra (2004) como Técnico de Animação Social da Componente de Apoio à Família.

Projeto e dinamização, em colaboração com a docente Ana França, das atividades de reflexão pedagógica, dirigidas a famílias, "Conversar a Escola" (na Freguesia do Milharado, Mafra), durante o ano de 2009.

Entre muitas outras atividades, Professor de apoio do projeto Acordar3, da responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Ensino Superior, que visou promover a formação de docentes em Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Coordenador do Projeto de Luta contra a Pobreza, do Comissariado Sul da Luta Contra a Pobreza, com responsabilidades de, entre outras, promover o desenvolvimento de atividades de inserção socioeducativa e profissional de crianças e jovens, apoio a idosos e desenvolvimento de redes de parceria, envolvendo a Rede de Parceiros Locais e a Comissão Local de Acompanhamento do Rendimento Mínimo Garantido, na zona de intervenção da Alta de Lisboa.

Na Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), técnico de organização e métodos, desenvolvendo a minha atividade no âmbito do planeamento e coordenação de atividades conducentes ao crescimento quantitativo e qualitativo da Associação (aumento do número de associados, parcerias técnico-pedagógicas, protocolos de colaboração, etc.), bem como na preparação de atividades técnico-pedagógicas de interesse profissional e educativo.

Membro de diversas Direções e da Equipa Redatorial dos Cadernos de Educação de Infância.

Na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, entre 1999 e 2000, docente responsável pelos Módulos de Modelos de Formação de Adultos (60 horas), de Animação Comunitária (60 horas) e de Novas Tecnologias na Educação (30 horas) nos Cursos de Complemento de Formação para Educadores de Infância, nas vertentes de Educação Especial e

E na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) Assistente da Disciplina de Aplicações Gráficas nas Tecnologias de Informação, do 3º ano do curso de Professores de Educação Visual e Tecnológica da ESELxe docente responsável pelo Módulo de Aplicações Gráficas nas Tecnologias de Informação (70 horas) nos Cursos de Formação de Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico – Variante de Educação Visual e Tecnológica.

De abril de 2000 a setembro de 2005 dinamizador do Projeto de Atividades Específicas para Crianças e Pais e a organizar Campos de Férias e de Circuitos Temáticos de Um Dia da EmCampo (www.mycamp.pt), na zona do Ribatejo orientados para crianças e jovens, sobre as características, tradições e costumes da região.

Formador de atividades Outdoor e de Animadores de Campos de Férias (MyCamp, Try-Out).

De maio de 2003 a fevereiro de 2005 Consultor de Formação da TeamView no âmbito do Projeto SMILE do Banco SantanderTotta

Editor e consultor de Comunicação e Informação Interna e Externa, prestando apoio científico-pedagógico a alunos e professores e desenvolvendo também atividades no âmbito da organização de encontros, seminários, congressos e outras iniciativas de índole sociocultural e científica destinados aos públicos da Escola. Coautor da Página da Internet da ESELx e do Instituto Politécnico de Lisboa (Entre agosto de 1995 e janeiro de 2001)

A formação académica:

Setembro de 2011 - Frequência do Doutoramento em Educação – TIC na Educação no Instituto da Educação – Universidade de Lisboa com o Pré-Projeto (não realizado)  sobre “Contributos para o desenvolvimento de um quadro de referência para a integração TIC na Escola e no Currículo”.

Setembro de 2006 - Conclusão da Componente Curricular e proposta de Dissertação sobre "Os Usos e Práticas dos Docentes de educação Pré-escolar e do 1º CEB com recurso às Tecnologias Educativas" no Curso de Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

Julho de 2000 - Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar, Especialização educativa em Outros Contextos Educativos – Educação Não Formal

Junho de 1994 - Bacharelato em Educação de Infância

Abril de 1994 -Curso de Língua e Cultura Sueca na Högskolan Falun I Borlänge em Falun, Suécia (no âmbito do Programa ERASMUS)

A outra formação:

Entre os muitos cursos e ações frequentadas, destacam-se:

“Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” (CCCPFC_82160/15)

“Contextualização da formação no apoio aos projetos TIC das escolas e o seu apoio através de e-learning

“A Prática da Avaliação no desempenho Profissional” (CCCPFC/ACC-53957/08)

Acreditação como Socorrista, pela Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha (Socorrista nº 11/693/FOR/2005

"A Utilização do Multimédia e do Audiovisual no processo pedagógico", Curso do INA com a duração de 54 horas.

"Imagem Gráfica e Identidade Institucional", Curso do INA com a duração de 24 horas.

Curso de Orientação Desportiva de Aplicação Escolar, organizado pela FNAEESE e pelo INDESP, em Lameg

Outras aptidões e competências de gestão e organização

Desde fevereiro de 2021 - Membro dos órgãos sociais da APCMS (Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono).

Desde setembro de 2017 - Membro da Direção da CULTIV - Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania

Desde outubro de 2018 -  Membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário.

Sócio-gerente da empresa TRY-OUT, Organização de Campos de Férias e atividades para a Infância. Ericeira (www.try-out.pt);

Formador de Animadores de Campos de Férias na Empresa MyCamp (cursos anuais, desde 2001)

Co-Fundador e Animador/Dinamizador/Formador no projeto “Envolve-te”, de partilha e reflexão pedagógica (www.facebook.com/envolv.te) no âmbito da Educação de Infância;

Consultor Nacional do Erasmus+ In-Service Training Course “Action Methods Improving Motivation and Quality in Learning Environments” 2016 e 2017;

Formador e Consultor do Projeto de Intervenção Comunitária "Fabrica de Cidadãos", no âmbito do BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa (2019)

Coordenador Nacional do Projeto “O Meu Brinquedo é um Livro”, de promoção literácita e desenvolvimento da linguagem, da Associação de Profissionais de Educação de Infância e da Associação de Professores de Português (desde setembro de 2004 a janeiro de 2012);

Representante Português da World Association on Early Childood Education/Asociación Mundial de Educadores Infantiles (desde fevereiro de 2007 a agosto de 2018);

Vice-presidente da Direção da Associação dos Profissionais de Educação de Infância (de outubro de 1999 a fevereiro de 2001) e Colaborador da Redação da Revista Cadernos de Educação de Infância (desde janeiro de 1997 a setembro de 2005)

Participante premiado (Menção Honrosa) no Projeto Ciência na Escola, da Fundação Ilídio Pinho e DGE, com o projeto “Ver com as Mãos, Olhar com o Coração” (Projeto em parceria com o JI de Creixomil – Barcelos), na edição de 2016 e também com o Projeto "Galos e Lobos - De Creixomil ao Gradil a Recordar e a (re)Criar Histórias de Encantar", na edição de 2018.

Membro do Júri Nacional do Concurso “À Descoberta das Regiões Polares”, no âmbito do "Ano Polar Internacional", organizado pela Comissão de coordenação do projeto Latitude60! (junho de 2007) e Membro do Júri Nacional do Concurso "Crescer em Segurança", organizado pela Prevenção Rodoviária Portuguesa (2001, 2003, e 2004).
Presidente da Comissão Organizadora do I Encontro APCMS/Envolve-te ' 19 - "Sono, Aprendizagem e Desenvolvimento", que se realizou nos dias 15 e 16 de março de 2019, em Santo Tirso.

Membro do Secretariado da Comissão Organizadora do I Encontro Nacional de Investigação e Formação da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizado em Lisboa, sob o tema: "Globalização e Desenvolvimento Profissional do professor" (de janeiro a novembro de 2000);

Membro das comissões organizadoras do VIII Encontro Nacional da APEI, realizado em Évora, sob o tema: "Entre o Educativo e o Social: A Construção de um Projeto" (de setembro de 1998 a abril de 1999) e do IX Encontro Nacional da APEI, realizado em Lisboa, sob o tema: "A Educação de Infância na viragem do Século" (de setembro de 2000 a abril de 2001);

Secretário da Organização da 6ª Conferência Sobre Qualidade Pré-escolar "Desenvolvendo Adultos, Desenvolvendo Crianças" organizado pelo GEDEI (Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Educação de Infância) e pela EECERA (European Early Childhood Education Research Association), realizada em Lisboa (de novembro de 1997 de setembro de 1998):

Membro do Secretariado da 18ª Conferência ATEE (Association for Teacher Education in Europe) realizada em Lisboa entre 5 e 10 de setembro (de fevereiro e setembro de 1996);

Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa e Vice-Presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes das Escolas Superiores de Educação (FNAEESE) (junho 1992 a janeiro 1994).

e Docente Cooperante de estágios profissionais das Escolas Superiores de Educação Almeida Garret, Maria Ulrich e Instituto Superior de Ciências e Educação (entre 2007 e 2011)

​Outras aptidões e competências técnicas:

Formador Acreditado pelo FOCO (Formação Continua de Professores) nas áreas de B05 - Educação de Infância e C01 - Animação de Grupos (registo CCPFC/RFO-12079/01) e C15 - Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática);

Formador acreditado pelo CRIE, desenvolvendo ações de Formação no âmbito do Centro de Formação da APEI, do Centro de Formação Proformar e no âmbito de Protocolos localizados (Câmara Municipal de Mafra, Câmara Municipal de Mação, Agrupamentos de Escolas);

Autor e responsável pelas páginas de Internet da APEI (http://apei.no.sapo.pt), Centro de Formação da APEI,  Cadernos de Educação de Infância, Projeto O Meu Brinquedo é um Livro, Sala Verde do jardim de infância da Póvoa da Galega, jardim de infância de Cheleiros, Children In Europe (www.childrenineurope.org), Instituto Politécnico de Lisboa  e da Sala Amarela do Jardim de Infância da Póvoa da Galega. Coautor da página de internet do Agrupamento de Escolas de Mafra.

Autor gráfico de variadas publicações e edições na área da Educação e da Infância ("Timor de A a Z", ESELx; "Fichas de Leitura Orientada - Uma Aventura", Ed. Caminho; entre outros);

Consultor de empresa Fator Social, num projeto de produção material pedagógico sobre Educação Rodoviária, a sair em 2009 (de maio de 2006 a fevereiro de 2007);

Consultor e colaborador da empresa “Cativar a Cores” na conceção, organização e produção do CD-Rom “Hospital das Brincadeiras” (1 e 2) (entre setembro de 2001 e março de 2004);

Consultor para assuntos de Educação de Infância da empresa "Sair da Casca" - Comunicação para Crianças e Jovens (novembro de 1996) e

Dinamizador e moderador de variados fóruns on-line no âmbito dos planos de formação e de reflexão pedagógica (@rcacomum, CRIE, Proformar).